Jairo Bouer explica se a exposição ao sol pode ajudar ou piorar as espinhas
Redação Publicado em 12/03/2023, às 09h00
Doutor, o que causa espinha no verão? Sempre piora a minha pele.
No geral, as pessoas relatam que a exposição moderada ao sol pode melhorar um pouco a questão da acne. Porém, se a exposição é exagerada, isso pode aumentar a oleosidade da pele, e aí há piora do quadro.
Algumas pessoas também podem adotar uma dieta diferente durante determinada época do ano, e consumir mais alimentos gordurosos, o que pode ter impacto sobre a saúde da pele.
Um dos principais fatores para levar em consideração é o uso do protetor solar. Seu uso é fundamental para a prevenção do câncer de pele, mas uma loção muito gordurosa pode causar obstrução dos poros e piorar as espinhas.
Minha dica é que você procure um dermatologista e conte o que está acontecendo. Ele provavelmente vai sugerir os produtos mais adequados para o seu tipo de pele e combinar como você deve se proteger do sol.
A acne é uma condição médica, mas só precisa ser tratada se ela ou suas cicatrizes são incômodas e afetam a qualidade de vida. O ideal é sempre consultar um dermatologista para obter as melhores opções disponíveis de tratamento.
O profissional pode prescrever uma combinação de tratamentos tópicos (pele) e orais. Produtos de cabelo e pele também merecem atenção porque podem ser irritantes, entupindo poros ou promovendo uma maior produção de óleo na pele.
Lembre-se de nunca espremer e cutucar a pele para evitar cicatrizes e tente minimizar os estressores emocionais e físicos. Se a acne está causando algum tipo de sofrimento mental significativo, é essencial procurar ajuda de um profissional de saúde mental.
Verão: não esqueça de proteger seu couro cabeludo do sol
Os 5 maiores erros que as pessoas cometem ao cuidar da pele
"Bumbum care": saiba como evitar acne, foliculite e cicatrizes
Saiba qual o protetor solar certo para o seu tipo de pele