Por que mulheres são mais sensíveis ao álcool do que homens?

Leitora questiona por que reage à substância diferente do namorado

Redação Publicado em 21/04/2021, às 09h00

Além da variação individual, sensibilidade das mulheres está relacionada a questões biológicas - iStock

Doutor, porque eu sou muito mais sensível ao álcool do que meu namorado?

Essa é uma boa pergunta e podemos respondê-la de duas formas distintas. Primeiramente, as pessoas têm sensibilidades diferentes à bebida alcoólica e, às vezes, dois indivíduos do mesmo gênero, idade e peso podem ter padrões de comportamentos absolutamente opostos em relação ao consumo de álcool.  

Sabendo da existência dessa variação individual, realmente algumas pessoas têm uma resistência maior e outras são muito mais sensíveis quando consomem algum tipo de bebida alcoólica. 

A culpa também é da estrutura corporal

O segundo ponto é que, de uma maneira geral, as mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool em comparação aos homens devido a questões biológicas. Ou seja, algumas características da estrutura corporal feminina contribuem para intensificar essa sensibilidade. 

A distribuição de gordura no corpo de homens e mulheres, por exemplo, é diferente e isso acaba impactando a circulação do álcool. Outra diferença está na quantidade de água no organismo, pessoas do sexo femino apresentam um volume um pouco menor e, ao ingerir a mesma dose de álcool, ficam com uma concentração maior no corpo. 

Além disso, geralmente, as mulheres contam com menos enzimas no fígado para metabolizar o álcool. Por tudo isso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de outras autoridades médicas é a de que mulheres sempre bebam em menor quantidade do que os homens em uma mesma ocasião. 

álcool mulheres consumo consciente

Leia também

Antes de morrer, Avicii tomava cerca de 20 comprimidos por dia


Meus filhos menores de idade estão bebendo, e agora?


Beber todos os dias para aliviar o estresse tem algum risco?


Como beber com responsabilidade na pandemia