A leitora pergunta o que ela pode fazer para ajudar o filho durante o isolamento social, que não está bem
Redação Publicado em 24/02/2021, às 09h00
Por que os adolescentes estão sofrendo tanto na pandemia? Meu filho não está nada bem. O que posso fazer?
Os adolescentes e as crianças fazem parte da faixa populacional que mais sofreu com as medidas de isolamento na pandemia. O medo, a mudança da rotina, o distanciamento da escola e dos amigos impactaram profundamente a saúde emocional desses jovens. E vai demorar um tempo, ainda, para que as coisas voltem a ser como antes.
Assim, crianças e adolescentes ainda podem estar mais tristes, mais ansiosos e isso, sem dúvida alguma, faz com que o comportamento deles fique diferente. O que você pode fazer é conversar, propor interações com a família e os amigos para reduzir essa sensação de isolamento e solidão.
De acordo com as restrições e regras de distanciamento da cidade, você pode tentar sair um pouco, seja para ir a um parque ou um restaurante aberto, obviamente respeitando as recomendações, com uso de máscaras e álcool em gel. Às vezes, até mesmo um simples passeio de carro pode fazer a diferença em momentos como esse.
Caso ainda assim você não veja melhora, vale procurar a ajuda de um especialista, lembrando que nesse momento terapias estão sendo feitas também online.
Ansiedade e estresse durante a pandemia podem afetar pele e cabelo
Enem: saúde mental dos jovens é assunto urgente e necessário
Pandemia piorou humor, sono e concentração dos adolescentes brasileiros
Ansiedade gerada pela pandemia nos jovens é duradoura, alerta estudo