Doutor, posso ter um diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na vida adulta? Existe tratamento?
Sim, é possível que você tenha um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) só na vida adulta. Isso não significa necessariamente que ele começou na vida adulta. Você pode ter esse transtorno desde a infância, ou desde a adolescência, e ele só foi diagnosticado agora.
E sim, existe tratamento para o TDAH também, então é importante procurar um profissional de saúde para avaliar a necessidade de tratamento. Às vezes, pode ser indicado um tratamento medicamentoso, às vezes com uma terapia que, de alguma forma, te instrumentalizam a lidar com as questões de ansiedade e de falta de foco. Nos adultos, você tem menos sintomas de hiperatividade e mais sintomas de dificuldade de atenção e de concentração.
Se você suspeita de um diagnóstico ou se você teve esse diagnóstico, procure ajuda de especialista.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr