Doutor, gostaria de saber se é possível sentira as contrações da próstata no momento da ejaculação. Eu pratico o NoFap e aí às vezes vem aquela vontade, aquele desejo, mas eu consigo segurar e não chego no ápice do orgasmo. Só que depois de um tempo eu sinto um negócio meio estranho na parte de cima do pênis, como se ele estivesse engasgando. É contração?
Antes de mais nada, para quem não sabe: o NoFap é um movimento que prega que a pessoa não deve se masturbar, ou não deve alcançar o orgasmo, porque isso, de alguma forma, faria com que ela se sentisse mais disposta, com mais energia. Então, ao ter uma relação sexual, o desempenho seria melhor.
É importante dizer que o movimento NoFap não tem nenhuma comprovação científica. É muito mais uma crença do que uma realidade científica.
Independente disso, se você não chega a ejacular, mas chega perto do orgasmo, o que você sente no pênis provavelmente é resultado das contrações que o homem tem ao gozar. Nesse momento de ápice do prazer, há uma contração dos músculos da região do pênis e do saco escrotal.
Essas contrações podem ser irradiadas, por isso é possível senti-las em várias partes do corpo, inclusive, pelo seu relato, na parte de cima do pênis. Isso é o que dá a sensação que você descreve, de que ele estaria “engasgando”.
Se isso estiver incomodando muito, que tal rever essa questão do NoFap, seguir em frente e ter um orgasmo? Provavelmente dessa forma você não vai ter esse desconforto que você contou.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr