Jairo Bouer explica quais são os principais problemas que podem ocorrer nos testículos
Redação Publicado em 22/12/2021, às 09h00
“Tenho um problema em um testículo. Que médico eu procuro?”
Jairo Bouer explica que existem diversos problemas que podem acontecer com um ou com os dois testículos; por exemplo, inchaço, aumento de tamanho, dor e até torção testicular. Nesses casos, o médico mais indicado para atender é o urologista, pois é ele que trata do sistema genitourinário.
Ouça a resposta completa:
Os testículos são uma parte muito sensível do corpo do homem, devido à alta concentração de nervos na região e podem doer. Quem nunca levou um tapa ou um chute ali e “viu estrelas”? Muitos homens chegam até mesmo a desmaiar de tanta dor quando isso acontece.
Confira:
Entretanto, não é normal ter dor nos testículos com regularidade. Ocasionalmente, quando o homem senta de um jeito estranho, anda muito de bicicleta, fica muito tempo excitado ou sofre algum trauma (soco ou chute), por exemplo, ele pode sentir certo desconforto na região. Tirando essas situações, não é comum o testículo doer com frequência.
Apesar de, muitas vezes, hábitos cotidianos serem os causadores de dor nos testículos, existem questões mais complexas e que envolvem patologias. Muitos homens, por exemplo, podem apresentar varizes no testículo, ou seja, os vasos da região ficam inchados, mais dilatados e acabam provocando dor e desconforto. Essa condição é conhecida como varicocele.
Se esse for o caso, é importante que o homem procure ajuda médica, de preferência um urologista, que irá checar se a dor realmente está sendo causada pela varicocele e determinar qual o melhor tratamento. Não é bom manter o problema por muito tempo, porque, em longo prazo, ele pode até mesmo impactar na fertilidade masculina.
Além da varicocele, outra situação que pode acarretar desconforto aos testículos é uma infecção causada por algum processo infeccioso no trato urinário que acaba migrando para a região testicular ou da próstata, provocando dor.
Assim como no caso das varizes, é importante buscar orientação e, se a infecção for identificada, antibióticos podem ser prescritos para controlá-la.
Além disso, qualquer crescimento muito rápido do testículo, que pode acontecer em qualquer idade, também é uma situação que merece atenção médica.
Por exemplo, um tumor de testículo cresce rapidamente, aumentando muito em poucas semanas, gerando dor e desconforto. Por isso, é fundamental consultar um urologista o mais rápido possível.
Conheça 6 tipos diferentes de camisinha
Preciso ir ao ginecologista e não sei como pedir à minha mãe; e agora?
É normal ter um testículo menor do que o outro?
Nasci sem os dois testículos; posso ter filhos?