Doutor, sou mais velho e o meu médico me recomendou a vacina contra o herpes zóster. Fiquei com medo de efeitos colaterais, eles são comuns? Incomodam muito?
A partir dos 50 anos de idade podem acontecer, sim, alguns efeitos colaterais com a aplicação da vacina contra herpes zóster.
A vacina é aplicada no braço. A maior das pessoas tem uma sensação de peso, de dor no braço por alguns dias. Em alguns casos pode acontecer um processo inflamatório, uma vermelhidão local, e não é incomum que as pessoas, durante um dia ou dois, fiquem bastante cansadas com a aplicação dessa vacina.
Mas esses efeitos são transitórios, ou seja, passam rapidamente, e não têm uma intensidade assim tão exuberante. E eles compensam, sem dúvida nenhuma, o impacto que uma manifestação de herpes zóster, que é muito dolorosa, pode ter na vida de uma pessoa a mais velha.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr