Quando a vergonha de se expor é tanta que limita a vida, pode-se falar em ansiedade social
Redação Publicado em 20/03/2023, às 09h00
Qual o limite entre eu ser tímido e começar a apresentar ansiedade social ou fobia social?
Um pouco de timidez é normal. Às vezes é uma marca pessoal dá um certo charme para pessoa. Agora, quando essa timidez passa a ser excessiva e, por exemplo, a pessoa se sente muito mal, tem um mal-estar forte que a impede de se envolver em atividades sociais, a gente pode estar começando a falar de um caso de fobia social, também chamada de ansiedade social.
Essa condição limita muito a vida da pessoa. Normalmente começa na juventude e o problema não é tão incomum assim.
Os sintomas envolvem muita vergonha de se expor, muito medo de sentir mal quando em contato com outras pessoas. Às vezes, a pessoa até quer, mas não consegue se aproximar de outras pessoas, principalmente se forem desconhecidos, ou figuras que tenham algum tipo de autoridade. No fundo, parece haver um pavor, um medo inexplicável de rejeição.
O que eu acho que você pode fazer é conversar com um terapeuta, que pode te ajudar a superar um pouco essa dificuldade que você apresenta. Se necessário, eventualmente o profissional pode te encaminhar para um psiquiatra, para que você use medicação por um tempo limitado.
Mas é importante entender que a fobia social traz muitos prejuízos para a vida, por isso é muito importante buscar tratamento.
Ouça a resposta completa:
Ansiedade: respirar profundamente ajuda mesmo?
Você tem medo do quê? Saiba mais sobre algumas fobias
Sou tímido a ponto de evitar conhecer pessoas. O que faço?
Ansiedade social pode ser herdada, mas o ambiente interfere bastante