Redação Publicado em 20/08/2022, às 10h00
“Doutor, ensina a gente a tomar pílula anticoncepcional da forma correta?”
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que o ideal é sempre conversar com um ginecologista antes de iniciar o uso de qualquer método para conseguir as melhores orientações para cada caso. Alguns princípios básicos e gerais do uso das pílulas anticoncepcionais incluem:
Confira:
A pílula anticoncepcionalé um dos métodos contraceptivos mais utilizados em todo o mundo. Mas, para algumas mulheres, evitar uma gravidez indesejada pode não ser o principal motivo para a escolha. Veja outros benefícios possíveis com o uso pílula além da contracepção:
Muitas mulheres, e em especial as adolescentes que começaram a menstruar há poucos anos, têm um ciclo menstrual irregular. Isso pode resultar em “acidentes” desagradáveis, como manchas inesperadas nas roupas ou lençóis. Com a pílula, é possível saber exatamente quando haverá sangramento e até evitá-lo. Se a mulher for viajar, por exemplo, pode até emendar uma cartela na outra.
As cólicas durante o período menstrual podem ser tão incômodas para algumas mulheres, que chegam a prejudicar a qualidade de vida e a produtividade. Em certos casos, o sangramento excessivo também atrapalha bastante e ambos os problemas diminuem muito com o uso do anticoncepcional.
Um pouco da cólica tem a ver com o movimento do útero para expulsar o endométrio, que vai gerar o sangue menstrual. Assim, com as pílulas de baixa dosagem, esse revestimento interno do útero fica mais fino, o que faz com que haja menos sangramento e menor força para expulsá-lo, ou seja, menos dor.
Certas pílulas contam com um hormônio que tem efeito antiandrogênico, ou seja, de bloqueio ao hormônio masculino (sim, mulheres também têm!). O resultado é que a oleosidade da pele diminui e a acne melhora bastante. Menos oleoso, o cabelo também tende a ficar mais bonito e cair menos.
Lembre-se: qualquer que seja o motivo para o uso da pílula, a consulta com o ginecologista é fundamental para a escolha.