Redação Publicado em 27/10/2021, às 09h00
“Minha esposa está grávida, prestes a ganhar o bebê, e queria saber sobre o resguardo. O que pode e o que não pode fazer em termos de sexo? Penetração pode?”
Jairo Bouer explica que resguardo é o período que se segue após o parto. Normalmente, os médicos e as autoridades de saúde recomendam 40 dias de repouso antes da volta das atividades sexuais.
Isso porque, se a mulher fizer cesárea, por exemplo, haverá um corte na barriga. Várias camadas serão suturadas e esses pontos exigem uma cicatrização, que pode levar algumas semanas. Já se o parto for normal, o médico pode fazer um pequeno corte na vagina para preservar a musculatura da vagina. Depois, ele dá alguns pontos, que também precisam de um tempo para cicatrizar.
“Além disso, a vagina e o útero da mulher ficam muito alterados durante a gestação e no momento do parto, então eles precisam de algumas semanas para retornar à forma e funcionalidade originais”, aponta Jairo. “Não pode esquecer também que nas primeiras semanas a mulher fica muito cansada por conta das mudanças hormonais, do próprio esforço do parto e das condições que ela passa a enfrentar com a necessidade de amamentação e os outros cuidados com o bebê”.
A recomendação é ter calma e tranquilidade no retorno à vida sexual.
Ouça a resposta completa: