Redação Publicado em 23/07/2022, às 14h00
O novo episódio do programa Dose de Responsabilidade, em sua versão podcast, é sobre diminuir o consumo de álcool. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 3 milhões de pessoas em todo o planeta morrem todos os anos por causa do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Isso também é responsável por quase 5% da carga global de doenças e lesões, além de causar impactos comportamentais, na saúde mental, perdas sociais e econômicas e por aí vai.
Se a gente sabe que o álcool pode fazer tão mal, por que há tanta gente que bebe, e bebe em excesso? Os motivos são múltiplos. Tem gente que bebe para relaxar, ou para celebrar, mas em muitas situações a pessoa pode perder o controle ou progressivamente ter dificuldade de reduzir seu consumo.
Veja, a seguir, algumas dicas para ter mais sucesso na tentativa de reduzir a quantidade e/ou a frequência de ingestão de bebidas alcoólicas:
- Tente identificar os gatilhos que levam você a beber. Que tal bolar uma espécie de diário, para anotar o que te levou a beber em cada uma das situações. Foi para ficar mais feliz? Porque estava triste? Ou porque estava ansioso? Etc.
- Ao notar que o consumo de bebida está trazendo prejuízos, procure criar um plano para determinar quando e como você pode diminuir a quantidade de álcool que você costuma consumir.
- Observe os pontos positivos ao beber menos: seu humor fica melhor? Você briga menos ou se coloca em menos situações de risco?
- É bom lembrar que no início podem surgir ansiedade, inquietação ou até sintomas físicos por causa da redução de consumo, como dores e suor excessivo. Se isso acontecer, é muito importante que você consulte um médico para ajudá-lo no processo.
- Se você tem problemas com transtornos alimentares, ou problemas nutricionais, também é legal ter o suporte de um nutricionista para ajudar no plano.
- Divida seus objetivos com quem você confia; ter o apoio de alguém é muito importante.
- Substitua o tempo que você dedicava à bebida por outras atividades, como fazer exercício físico, conversar com amigos que não bebem ou ir à praia são alguns exemplos.
- Não desista! Toda mudança de hábito exige um enorme esforço. Se você não conseguir alcançar seu objetivo, busque o apoio de profissionais ou redes de apoio. Boa sorte!
Para saber mais sobre o assunto, entre no DrinkIQ.
E ouça o episódio completo: