Doutor, estou preocupado com meu pênis. Queria ir ao médico mas não consigo falar sobre isso com o meu pai, como que eu faço?
É curioso como a gente tem uma dificuldade de falar com as pessoas, com o pai ou até com parceiro ou parceira sobre questões ligadas à sexualidade. Por que que você encana? Porque a questão é com o seu pênis. Se fosse na mão, no braço, na pele de qualquer outra parte do seu corpo, você já teria pedido para o seu pai para ir ao médico. Como é uma questão no pênis, isso é um “bicho-de-sete-cabeças” – estigma, preconceito, vergonha, tudo isso aparece.
O que eu acho? Acho que você tem que falar para o seu pai que você está encanado com o seu corpo. Se você não quiser falar especificamente sobre o pênis, pode dizer que é com o seu corpo, com o seu desenvolvimento, e que você gostaria de procurar o médico. Pode ser um hebiatra, que é um pediatra especialista em adolescente, pode ser um clínico geral ou pode ser um urologista. O importante é você poder falar para o seu pai o que está te incomodando e, se você tiver dificuldades em trazer a questão do pênis, especificamente, diga que está preocupado com o teu corpo de uma maneira geral.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr