Adolescente diz que está preocupado com seu pênis e gostaria de ir a um especialista
Dr. Jairo Bouer Publicado em 23/01/2024, às 15h00
Doutor, estou preocupado com meu pênis. Queria ir ao médico mas não consigo falar sobre isso com o meu pai, como que eu faço?
É curioso como a gente tem uma dificuldade de falar com as pessoas, com o pai ou até com parceiro ou parceira sobre questões ligadas à sexualidade. Por que que você encana? Porque a questão é com o seu pênis. Se fosse na mão, no braço, na pele de qualquer outra parte do seu corpo, você já teria pedido para o seu pai para ir ao médico. Como é uma questão no pênis, isso é um “bicho-de-sete-cabeças” – estigma, preconceito, vergonha, tudo isso aparece.
O que eu acho? Acho que você tem que falar para o seu pai que você está encanado com o seu corpo. Se você não quiser falar especificamente sobre o pênis, pode dizer que é com o seu corpo, com o seu desenvolvimento, e que você gostaria de procurar o médico. Pode ser um hebiatra, que é um pediatra especialista em adolescente, pode ser um clínico geral ou pode ser um urologista. O importante é você poder falar para o seu pai o que está te incomodando e, se você tiver dificuldades em trazer a questão do pênis, especificamente, diga que está preocupado com o teu corpo de uma maneira geral.
Aos 17 anos, será que meu pênis ainda vai engrossar mais?
Minha glande fica exposta só até metade; o que fazer?
Conversa com urologista poderia aliviar sofrimento de muitos garotos
Novembro Azul: homem não gosta de ir ao médico