A leitora questiona se, depois de dois anos separados, a relação com o ex abusivo pode funcionar
Redação Publicado em 27/01/2021, às 09h17
Meu ex está me rondando de novo depois de dois anos de separação. A gente tinha uma relação muito abusiva. Você acha que tem chance de dar certo agora?
Relações abusivas são muito complicadas, porque às vezes revelam características de personalidade (nossas ou da outra pessoa), que fazem com que abusos e exageros aconteçam, assim como comprometem o respeito e a individualidade.
É comum que as pessoas fiquem presas em relações abusivas por características próprias, como insegurança, baixa autoestima e medo de perder o outro. Quando conseguimos um rompimento, às vezes depois de longos anos, é um movimento libertador, onde nos encontramos com nós mesmos.
Se você não conseguir mudar e a outra pessoa também não, o risco da relação se tornar abusiva novamente é muito grande. Além disso, nós costumamos carregar mágoas e ressentimentos de uma relação abusiva que nem sempre são fáceis de serem trabalhados caso a relação seja reatada.
Sendo assim, minha recomendação é a de que, antes de pensar em voltar, você faça um exame mental e emocional para tentar saber se você realmente mudou e se acredita que a pessoa também. Além disso, eu conversaria com um terapeuta antes de voltar com quem tive uma relação abusiva.
Relacionamento abusivo sem saída: o que fazer? Marcela Mc Gowan explica
Duda Reis diz ter vivido relacionamento abusivo; entenda o que é isso
Como saber se estou num relacionamento abusivo?
Vínculo amoroso com a mãe pode evitar abuso na adolescência