Remédio e álcool: pode ou não misturar?

Seguidor conta que está tomando um medicamento contra herpes genital e acabou consumindo bebida alcoólica

Redação Publicado em 15/10/2021, às 09h00

Assim como o álcool, medicamentos antivirais podem atacar o estômago - iStock

“Doutor, estou tomando medicamento contra herpes genital, mas hoje não aguentei e tomei umas cervejinhas. Tem algum problema?”

Normalmente, em casos de herpes genital, os médicos prescrevem cremes ou pomadas que contenham antivirais para serem aplicados no local da lesão. Além disso, o uso de antivirais por via oral também pode ser indicado com objetivo de evitar quadros mais graves ou tentar prolongar o intervalo entre as manifestações da doença. Vale lembrar que o herpes fica no corpo e se manifesta quando há uma queda de imunidade.

Impactos no corpo

Nunca é uma boa ideia beber quando estamos tomando antibióticos, antivirais, remédio para fungo, entre outras opções. Isso porque uma grande parcela desses medicamentos passa pelo fígado como parte do processo de metabolização – e sabemos que o álcool também é metabolizado por esse órgão.

Conheça, aqui, dez mitos e verdades sobre o álcool

Confira:

Outra razão para não misturar bebidas alcoólicas e medicamentos é que, muitas vezes, esses remédios podem atacar o estômago e o álcool, por sua vez, também tem o potencial de agredir um pouco a parede estomacal. 

Assim, a recomendação é: quando se está tomando esse tipo de remédio, é melhor evitar bebidas alcoólicas. Eventualmente, umas “escapadinhas” não trazem maiores problemas, mas é sempre bom lembrar que não devemos misturar o álcool com qualquer tipo de medicamento.      

herpes álcool remédio

Leia também

Jovens, álcool e redes sociais: um coquetel explosivo


7 benefícios de parar de consumir bebidas alcoólicas


Será que você é um alcoolista funcional? Entenda o termo e veja os sinais


Timidez patológica aumenta risco de alcoolismo, confirma estudo