Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Risco de gravidez com masturbação no banheiro: existe ou não?

A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock
A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock

Redação Publicado em 23/06/2022, às 09h00

“Doutor, tenho 13 anos, há seis meses estava me masturbando no banheiro, esqueci de lavar a mão e coloquei a minha mão no local onde a minha irmã ia tomar banho. Ela tem apenas sete anos de idade. Ela pode engravidar?”

Não, essa não é uma possibilidade. Em primeiro lugar, porque a menina tem apenas sete anos de idade e, nessa faixa etária, as garotas não engravidam por não estarem maduras do ponto de vista biológico; ou seja, ainda não menstruaram e não produzem óvulos para serem fecundados, resultando em uma gestação. 

Além disso, mesmo que o menino estivesse com a mão suja de sêmen, não daria para os espermatozoides presentes nesse fluido atravessarem a água e chegarem na vagina de uma mulher. Assim, mesmo que ele ejaculasse dentro da água e existisse uma mulher no período fértil ali, ainda assim não haveria risco de gravidez. 

Para ter chances de engravidar, o pênis deve estar dentro da vagina e ejacular ali sem nenhum tipo de proteção: sem camisinha, sem pílula anticoncepcional ou qualquer outro método contraceptivo. Nessas situações é que existe risco de gravidez.

Confira:

Qual o tempo de vida de um espermatozoide?

espermatozoide sobrevive por pouco tempo fora do corpo, questão de minutos. Isso porque, para que sua vitalidade e função sejam mantidas, ele precisa dos líquidos que são expelidos junto do sêmen.

Porém, esses fluidos secam rapidamente quando são expostos ao ar e, uma vez secos, os espermatozoides ficam presos na substância e não conseguem mais se locomover. Dessa forma, poucos minutos são suficientes para que ele deixe de ter utilidade.