Redação Publicado em 28/05/2021, às 08h00
Doutor, é verdade que quando o espermatozoide entra no óvulo ele pode produzir um sangramento - e a mulher fica com um líquido que indica gravidez?
Essa informação é fake news total. O óvulo e os espermatozoides são estruturas microscópicas, não há nenhum tipo de sangramento existente e, muito menos, visível quando acontece o rompimento do óvulo na hora da fecundação. Até porque ele não tem vaso sanguíneo e, portanto, não teria como sangrar. Assim, essa informação não procede.
É importante lembrar que a vagina e as glândulas dessa região produzem líquidos. Dessa forma, existe uma lubrificação, ou seja, a produção de um muco com regularidade pela vagina, vulva e pelo colo do útero.
Normalmente, esse líquido é claro, incolor e não produz nenhum tipo de sintoma. Porém, caso ele comece a apresentar uma coloração diferente ou provocar coceira e desconforto, é um sinal de que pode estar havendo algum tipo de corrimento ou infecção. Nessas situações, a mulher precisa buscar um ginecologista para o tratamento adequado.
Muitas pessoas questionam a razão pela qual algumas mulheres têm muita lubrificação enquanto outras apresentam uma quantidade menor. Essa diferença é natural e também podem existir variações para uma mesma mulher.
A lubrificação é uma resposta da vagina e do corpo ao estímulo sexual. Se a mulher está bem, tranquila e excitada, a chance de ela ficar mais lubrificada aumenta. Se ela não está satisfeita com a relação, está tensa, ou não está bem estimulada, há uma tendência de diminuição. Além disso, a lubrificação também pode variar de acordo com a fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra.