Doutor, se eu perdi o hímen com o dedo dá para dizer tecnicamente que eu não sou mais virgem?
Essa sua pergunta é interessante. Vale a pena a gente discutir o que que é virgindade. De uma maneira geral, o que a gente entende como virgindade é fato de a pessoa ainda não ter tido uma atividade íntima com um parceiro uma parceira. Então se você já teve uma atividade sexual ou uma intimidade com um parceiro, ou com uma parceira, você não é mais virgem, mesmo que o seu hímen não tenha se rompido.
Agora, se eventualmente o hímen foi rompido e você tava sozinha, por exemplo, manipulando a região da sua vagina, ou você estava andando de bicicleta, sofreu um acidente e acabou tendo uma ruptura do hímen, será que você não é mais virgem? Você é virgem porque você ainda não teve um momento de intimidade com um parceiro ou com uma parceira.
Mas você teve uma ruptura desse hímen, e não é o fato de você ter ou não hímen, do ponto de vista que a gente está considerando, aqui, que vai fazer a pessoa ser virgem ou deixar de ser, e sim o início da vida sexual.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr