Redação Publicado em 09/09/2021, às 09h00
Doutor, ser canhoto é um problema?
Não, ser canhoto não é um problema. Aliás, cerca de 10% da população mundial é canhota, sendo a maioria homens (12%) e, em menor quantidade, mulheres (8%), mas a ciência ainda não sabe explicar bem o porquê desta diferença.
Durante muito tempo, houve uma série de preconceitos, tabus e descriminação com os canhotos pelo simples fato de eles serem diferentes da maior parte da população. Ao longo de séculos, essas pessoas foram obrigadas a tentar assumir uma postura de destro que, muitas vezes, causava dificuldades de adaptação, localização, escrita, entre outras questões.
Confira:
Do ponto de vista da saúde, não existe nenhum problema relacionado ao indivíduo ser canhoto. As pessoas que escrevem com a mão esquerda não vivem menos e não têm maiores dificuldades com a saúde, por exemplo.
O que ainda é um problema para as pessoas canhotas, mesmo no século 21, é que a maior parte dos objetos feitos pela indústria é desenvolvida para as destras. Por exemplo, tesoura de unha, alicate, abridor de lata e os cadernos com espiral. Assim, às vezes, pessoas canhotas ainda enfrentam algumas dificuldades.