Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Será que tenho um relacionamento abusivo?

É comum a pessoa reconhecer que o relacionamento lhe faz mal, mas não conseguir por fim à relação - iStock
É comum a pessoa reconhecer que o relacionamento lhe faz mal, mas não conseguir por fim à relação - iStock

Redação Publicado em 19/05/2021, às 09h00

Doutor, meu namorado vive dizendo que sou louca e que meus amigos não são legais. Isso seria uma forma de abuso? 

Sim, essas atitudes podem revelar uma forma de abuso chamada de abuso psicológico. Se o parceiro – ou a parceira – fica repetindo seguidamente que o outro é “louco”, “está fora de si”, “só faz coisas desconexas” e que “os amigos e familiares não são legais”, tudo isso pode ser uma estratégia para aprisionar o companheiro no relacionamento e controlar as suas condutas e atitudes. 

Primeiro passo: fale!

Essa é uma situação complicada em qualquer tipo de relacionamento. Caso a pessoa sinta que o abuso está de fato acontecendo, a primeira coisa a se fazer é conversar com o parceiro ou parceira. 

A pessoa pode ter passado por experiências em relacionamentos anteriores em que adotava esse padrão de funcionamento e acha que são atitudes normais. Pode ser que a parceira atual seja a primeira pessoa a perceber esse comportamento e a colocar como um limite claro para a relação continuar.

E se não mudar?

Caso as atitudes não mudem ou melhorem, não é viável um relacionamento saudável nessas condições. Às vezes, a pessoa vai precisar de terapia para conseguir sair dessa relação considerada abusiva ou para mostrar ao outro que a situação já não está legal. 

Quem comete esse tipo de abuso emocional também precisa da ajuda terapêutica para conseguir mudar o seu jeito de funcionar. 

Assim, é muito importante que quem está percebendo o comportamento abusivo aponte, exija mudança e, se as coisas não estiverem funcionando do jeito esperado, talvez até avalie sair do relacionamento para o bem da própria saúde física e mental.