Redação Publicado em 11/03/2022, às 09h00
“Doutor, acho que estou com sífilis e tenho problemas ósseos por causa dela. Qual seria o tratamento?”
Em adultos, o comprometimento ósseo causado pela sífilis não é o mais comum de acontecer. Normalmente, esses problemas aparecem em casos de sífilis congênita, ou seja, quando a criança adquire a infecção ainda durante a gestação.
A sífilis é uma doença provocada por uma bactéria. Em algumas fases, a pessoa fica completamente sem sintomas, mas, em outros momentos, podem acontecer algumas manifestações.
Por exemplo, no primeiro estágio, conhecido como sífilis primária, o indivíduo pode apresentar uma lesão na região de contaminação. Na secundária, que aparece alguns meses depois, podem surgir manchas que se espalham por todo o corpo e que coçam muito.
Por fim, na sífilis terciária, que se manifesta muitos anos depois da infecção primária, a pessoa pode ter problemas no coração, no cérebro e em outros órgãos, inclusive nos ossos.
Em casos assim, é essencial procurar ajuda médica o mais rápido possível. Vale lembrar que a sífilis é uma condição curável e que o tratamento adequado é capaz de melhorar os sintomas.
Confira:
Ao contrário de algumas outras doenças, o indivíduo que curou-se de sífilis ainda pode reinfectar-se quantas vezes for possível durante a vida.
Vale lembrar que pode não ser tão óbvio que uma pessoa conviva com a sífilis. As feridas características da condição na vagina, no ânus, na boca ou sob o prepúcio do pênis podem ser difíceis de ver.
Assim, um indivíduo pode ser reinfectado caso seu parceiro ou parceira sexual não faça os testes e receba o tratamento adequado.