Redação Publicado em 17/09/2021, às 09h00
“Doutor, tenho 30 anos e não sinto muito desejo sexual, apenas alguma atração por homens. Não tenho vontade de namorar e nem de fazer sexo com outro homem, apenas vontade de tocá-los. O que acontece comigo?”
Essa pode ser uma questão pessoal ou um bloqueio em função de alguma dificuldade que a pessoa tenha para lidar. Por exemplo, com a sua orientação sexual.
O leitor conta que ele não sente atração e nem desejo por mulheres, apenas algo bastante limitado por homens. Em casos como esse, em que o indivíduo ainda está meio perdido, em dúvida e parece incomodado com a questão do desejo – ou com a falta dele –, a recomendação é buscar ajuda terapêutica para ter uma orientação e investigar melhor como está a libido.
Eventualmente, uma consulta médica para avaliar se os hormônios estão “em ordem” também pode ser uma boa alternativa. Na grande maioria das vezes, não há problemas com a questão hormonal em um homem de 30 anos e, provavelmente, a inibição ou a diminuição do desejo esteja relacionada com o emocional.
Em algumas fases da vida, as pessoas estão mais animadas, excitadas e têm mais desejo sexual e, em outros períodos, isso acontece em menor intensidade.
Confira:
As razões que explicam essa variação estão relacionadas a outras áreas da vida. Às vezes, estamos mais estressados, cansados, deprimidos, preocupados, chateados, brigamos com a parceria ou com a família. Tudo isso impacta no desejo sexual, já que ele é muito atrelado ao que ocorre ao nosso redor.
Por essa e por outras razões, não é necessário ficar preocupado quando há falta de libido por alguns dias. Essas oscilações são completamente normais.