timidez
Jairo Bouer Publicado em 14/11/2020, às 08h00
Dúvida da Diana: Doutor, nasci prematura, fui superprotegida, desenvolvi uma timidez absurda e não consigo me expressar. Hoje, com 23 anos, a minha vida não sai do lugar. O que eu faço?
Dr. Jairo Bouer: Diana, é interessante que você já tenha percebido um pouco os mecanismos que fazem você ter dificuldades de relacionamento. Você foi superprotegida, uma coisa que é comum quando a criança nasce em parto prematuro, e desenvolveu timidez por conta dessa superproteção, gerando essa dificuldade de se relacionar com outras pessoas e causando, também, dificuldade de se expressar. Isso é muito importante, porque se você fizer um processo de psicoterapia, já percebeu, ou já está percebendo, o que aconteceu ao longo da sua vida.
Eu acho importante você procurar algum tipo de ajuda profissional, para que você consiga entender melhor outras causas e outros impactos dessa timidez e, talvez, se instrumentalizar para lidar com esse mundo aqui fora. Isso pode fazer toda a diferença no estabelecimento dos seus relacionamentos pessoais, familiares, profissionais e até no seu planejamento de vida. Parece que sua vida está meio parada, que nada sai do lugar, então é muito importante que você busque dar o primeiro passo, que pode ser com a ajuda de alguém.
Saiba mais:
Timidez patológica aumenta risco de alcoolismo, confirma estudo
Timidez patológica aumenta risco de alcoolismo, confirma estudo
Sou tímido a ponto de evitar conhecer pessoas. O que faço?
Controlar demais a vida do filho não é legal
Reprimir emoções não faz bem para o humor e ainda pode agravar doenças
Psicoterapia realmente funciona para evitar suicídio, comprova estudo
Sucesso do seu filho nas relações amorosas também depende de você