Tem uma idade certa para fazer cirurgia plástica?

Certos procedimentos devem ser feitos somente após o desenvolvimento do corpo

Redação Publicado em 21/12/2022, às 14h00

A correção da chamada orelha de abano é o procedimento mais procurado entre os mais jovens - iStock

Tem uma idade certa para fazer cirurgia plástica?

Existem vários procedimentos, em cirurgia plástica, que podem ser feitos ainda na infância. Mas alguns deles vão depender da idade da pessoa, por exigirem que o desenvolvimento do corpo já tenha se encerrado.   

Por exemplo: não faz sentido submeter uma adolescente à cirurgia de mama se ela ainda está em desenvolvimento e o corpo ainda vai mudar.

Alguns procedimentos, como a blefaroplastia, ou correção das pálpebras, costuma ser indicada para pessoas acima de 40 ou 50 anos de idade.

E será que existe uma idade limite para fazer uma plástica? Desde que a pessoa esteja em boas condições de saúde, algo que pode ser confirmado com todos os exames pré-operatórios, não há problema.

De qualquer forma, é sempre muito importante conversar com o cirurgião plástico sobre todos os detalhes do procedimento e tirar todas as dúvidas que surgirem.

Adolescentes e cirurgia plástica

Com a internet móvel, mídias sociais e influencers digitais, aumentou o número de jovens com menos de 18 anos que procuram esse tipo de procedimento, segundo o cirurgião Marcelo Sampaio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês.

Entre garotas e garotos, a orelha proeminente, chamada vulgarmente de orelha em abano, é a principal queixa que leva o jovem a procurar pela cirurgia. 

Para as meninas, a maior demanda é pela cirurgia de mama, tanto o aumento quanto a redução. Já para os meninos é a ginecomastia, distúrbio masculino mais frequente na puberdade, caracterizado pelo aumento das mamas. 

 

adolescente beleza idade cirurgia plástica

Leia também

Fiz cirurgia de fimose e ainda tenho uma pele presa à glande; é normal?


Saiba por que seu nariz parece maior do que realmente é


Rinoplastia: cirurgia plástica do nariz vai além da estética


Quando a cirurgia plástica dá errado: procedimentos passaram dos limites?