Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Tenho 11 anos e ainda não menstruei; é normal?

A puberdade é a fase de transição da infância para a adolescência e há uma série de mudanças corporais - iStock
A puberdade é a fase de transição da infância para a adolescência e há uma série de mudanças corporais - iStock

Redação Publicado em 01/07/2022, às 09h00

“Doutor, tenho 11 anos e ainda não menstruei; o que devo fazer?”

Aos 11 anos, é absolutamente normal a menina ainda não ter menstruado. Algumas realmente começam a puberdade mais cedo e, consequentemente, acabam tendo a primeira menstruação – conhecida como menarca – antes também.

Porém, a idade varia de acordo com o desenvolvimento físico de cada uma. Nesse intervalo de 11 até 13 ou 14 anos, é comum as garotas não terem começado a menstruar. O melhor a fazer é esperar que, na hora certa e quando o corpo estiver pronto, a menstruação chegará. 

O que é puberdade?

A puberdade é caracterizada pelo período de mudanças corporais que acontece na transição da infância para a adolescência, como o crescimento das mamas nas meninas e o surgimento de pelos na região pubiana. Em geral, essas alterações começam gradualmente. Nas meninas, elas ocorrem a partir dos oito até os 11 anos de idade; já nos meninos, normalmente, têm início dos nove até os 13 anos.

Quando as alterações iniciam muito antes disso, é considerado que há uma puberdade precoce e, nesses casos, é importante procurar um médico para avaliar e, eventualmente, intervir nas causas do problema.  

Confira:

Dá para prever o fim da puberdade?

A puberdade é caracterizada pelas mudanças que acontecem no corpo de meninas e meninos na época da adolescência. Essas alterações começam, normalmente, com 11 ou 12 anos, podendo ir até os 17 ou 18 anos. 

Quanto mais cedo elas começam, mais cedo acabam. E o mesmo acontece no contrário: quanto mais tarde as mudanças tiverem início, mais tarde elas terminarão. Assim, não dá para estimar um prazo exato para o fim da puberdade de alguém sem saber quando ela começou.

De qualquer forma, não é necessário se preocupar tanto com prazos. O mais importante é ter um desenvolvimento saudável, estar bem com o próprio corpo e com a cabeça.