Tenho 15 anos e estou sem excitação há alguns dias; é normal?

Leitor pergunta se a falta de desejo sexual pode indicar algum problema de disfunção erétil

Redação Publicado em 26/07/2021, às 09h00

O desejo sexual é impactado pelo que acontece em outras áreas da vida de uma pessoa - iStock

Doutor, tenho 15 anos e estou sem sentir excitação há alguns dias. Você acha que eu tenho alguma disfunção erétil? 

É equivocado falar que um homem tem uma disfunção erétil somente porque está sem desejo sexual há alguns dias. Isso é absolutamente normal na vida de todos, tanto homens como mulheres. 

Quais as possíveis razões?

Em algumas fases da vida, as pessoas estão mais animadas, excitadas e têm mais desejo sexual e, em outros períodos, isso acontece em menor intensidade. 

Confira:

As razões que explicam essa variação estão relacionadas a outras áreas da vida. Às vezes, estamos mais estressados, cansados, deprimidos, preocupados, chateados, brigamos com a parceria ou com a família. Tudo isso impacta no desejo sexual, já que ele é muito atrelado ao que ocorre ao nosso redor. 

Por essa e outras razões, não é necessário ficar preocupado quando há falta de libido por alguns dias. Essas oscilações são completamente normais. 

Dá para prevenir a queda de libido?

Os cuidados básicos indicados que podem contribuir para a manutenção da libido e da energia sexual são os mesmos que a gente tem que ter para uma vida saudável: seguir uma alimentação balanceada, praticar atividade física com regularidade, evitar fumar e beber em excesso, prevenir altos níveis de estresse e cuidar da saúde geral. 

Quando isso acontece e cuidamos melhor do bem-estar físico e mental, acabamos desfrutando de uma maior qualidade de vida o que, consequentemente, implica na libido também. 

     

desejo sexual libido tira dúvidas

Leia também

Tenho só 23 anos e a minha libido está baixa; o que fazer?


Antidepressivos e libido: medicamentos podem atrapalhar a vida sexual?


Minha namorada diz que eu só penso em sexo; como lidar?


Retirei o útero aos 35 anos e perdi a libido. O que fazer?