Leitor pergunta se a queda excessiva de cabelo pode levar à calvície
Redação Publicado em 03/06/2021, às 09h00
Doutor, tenho só 25 anos e estou com muita queda de cabelo. Será que eu vou ficar careca?
É difícil saber se uma pessoa com 25 anos vai ficar calva ou não, pois em situações como essa, é preciso levar alguns fatores em consideração. Muitos homens começam a desenvolver – em torno dos 20 ou 30 anos – uma condição chamada alopecia androgenética, provocada pelos hormônios masculinos.
A testosterona e seus derivados atuam no folículo piloso que produz o fio de cabelo. Para os homens que apresentam uma marcação genética para essa sensibilidade, pode acontecer de, a partir da faixa etária dos 20 ou 30 anos, esse hormônio agir no folículo e começar a diminuir a produção do fio. Assim, o cabelo vai ficando mais fino, quebradiço e os fios são produzidos com uma velocidade menor, o que pode levar, com o passar dos anos, à calvície.
Confira:
Vale lembrar que todo homem tem, em média, uma perda de 80 a 100 fios de cabelo por dia. Caso ele note que essa quantidade aumentou muito, é importante conversar com um dermatologista para fazer uma avaliação.
Se a questão for realmente genética, existem diversos tipos de controles hoje em dia, especialmente para as fases iniciais da perda dos fios. Para fases ou quadros mais avançados, muitas vezes só uma cirurgia de transplante de fios de cabelo pode melhorar a situação. Porém, de qualquer forma, o primeiro passo é consultar um dermatologista para ter as orientações corretas.
Covid-19: queda de cabelo é um dos efeitos tardios da doença
Calvície masculina: como tratar a alopecia androgenética
Alopecia: entenda porque Lucas, do BBB21, tem falhas no cabelo
Ansiedade e estresse durante a pandemia podem afetar pele e cabelo