Dúvida enviada pela Bia: "Tenho herpes e tenho receio de contar para o meu namorado e ele me rejeitar. O que eu faço?" O médico Jairo Bouer responde que a
Jairo Bouer Publicado em 11/08/2020, às 16h20 - Atualizado às 16h24
Dúvida enviada pela Bia: “Tenho herpes e tenho receio de contar para o meu namorado e ele me rejeitar. O que eu faço?”
O médico Jairo Bouer responde que a maioria das pessoas, ao chegar no início da vida adulta, já teve herpes ou entrou em contato com o vírus ao menos uma vez. “A maior parte das crianças entra em contato com o vírus da herpes, não manifesta a doença, e possivelmente nunca vão apresentar as lesões”, diz.
Já certas pessoas, como é o caso da leitora, têm contato com o vírus e apresentam as lesões, seja na boca ou na região genital. Nesses indivíduos, o vírus pode ficar latente (adormecido) nas terminações nervosas e, de vez em quando, conforme houver queda na imunidade, as lesões podem voltar a se manifestar. Quando isso acontece, há risco de transmissão. Fora das fases ativas, quando não há lesão, a chance de transmitir herpes para o namorado é muito pequena. “Então você pode falar pra ele sobre isso; herpes não é nenhum bicho de sete cabeças”, aconselha.
Ouça a resposta completa no “Fala Aí”:
Saiba mais: