“Tenho herpes e estou com receio de contar pro namorado”

Dúvida enviada pela Bia: "Tenho herpes e tenho receio de contar para o meu namorado e ele me rejeitar. O que eu faço?" O médico Jairo Bouer responde que a

Jairo Bouer Publicado em 11/08/2020, às 16h20 - Atualizado às 16h24

-

Dúvida enviada pela Bia: “Tenho herpes e tenho receio de contar para o meu namorado e ele me rejeitar. O que eu faço?”

O médico Jairo Bouer responde que a maioria das pessoas, ao chegar no início da vida adulta, já teve herpes ou entrou em contato com o vírus ao menos uma vez. “A maior parte das crianças entra em contato com o vírus da herpes, não manifesta a doença, e possivelmente nunca vão apresentar as lesões”, diz.

Já certas pessoas, como é o caso da leitora, têm contato com o vírus e apresentam as lesões, seja na boca ou na região genital. Nesses indivíduos, o vírus pode ficar latente (adormecido) nas terminações nervosas e, de vez em quando, conforme houver queda na imunidade, as lesões podem voltar a se manifestar. Quando isso acontece, há risco de transmissão. Fora das fases ativas, quando não há lesão, a chance de transmitir herpes para o namorado é muito pequena. “Então você pode falar pra ele sobre isso; herpes não é nenhum bicho de sete cabeças”, aconselha.

Ouça a resposta completa no “Fala Aí”:

Saiba mais:

Quem tem herpes deve ficar sem beijar?

Você provavelmente tem herpes mas não sabe

comportamento sexo herpes vírus IST tira dúvidas

Leia também

Quem tem herpes deve ficar sem beijar?


Você provavelmente tem herpes, mas não sabe