Jairo Bouer explica quando manchas na glande devem ou não preocupar
Redação Publicado em 25/02/2022, às 09h00
“Doutor, é normal a gente ter manchas na cabeça do pênis?”
Se essas manchas estão com o homem desde cedo ou há muito tempo, é possível que sejam naturais, uma característica ou que apareceram como parte do processo de desenvolvimento do corpo.
Alguns homens têm na glande – também conhecida como cabeça do pênis – manchas mais escuras ou mais claras. Da mesma forma que as pessoas apresentam manchas mais escuras em diversas partes do corpo. Eventualmente, elas também podem aparecer no pênis ou na glande.
Outros ainda têm manchas mais claras e, até mesmo, áreas descoloridas na cabeça do pênis. Um exemplo é o vitiligo, que provoca uma mancha descolorida em algumas partes do corpo e uma das áreas possíveis é a dos genitais.
Entretanto, se a mancha apareceu de uma hora para outra ou depois de uma relação sexual, e se, além dela, existe algum outro tipo de sintoma, como dor, coceira e descamação, é muito importante procurar um médico dermatologista.
Confira:
Sim! A glande, também conhecida como cabeça do pênis, pode passar por um processo de alergia. Nesses casos, ela fica ainda mais avermelhada, inchada, causando certo incômodo, coçando e até apresentando outros sintomas.
Vários produtos podem provocar esse problema, como sabonete ou xampu novo. Inclusive, a própria camisinha (ou algum de seus componentes) é capaz de provocar alergia em homens.
Vale lembrar que a glande é a parte mais sensível do pênis, pois é a região onde está localizada a mucosa, o revestimento mais fino de pele do corpo humano. Dessa forma, ela é, muitas vezes, bem mais sensível do que outras partes da área peniana.
Acho meu pênis muito grande para a minha idade; o que fazer?
Câncer de pênis: saiba quais os principais fatores de risco
É normal ter secreção no pênis?
Queria engrossar e aumentar meu pênis; o que fazer?