Tenho excesso de pele no pênis; pode ser fimose?

Seguidor conta que, apesar disso, consegue expor a glande sem dificuldade

Redação Publicado em 27/09/2022, às 09h00

A fimose é caracterizada pelo estreitamento do prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis - iStock

“Doutor, tenho 17 anos e excesso de pele no pênis. Mas consigo expor a glande sem problema. Isso pode ser fimose?” 

Fimose, na verdade, é um estreitamento do prepúcio, ou seja, aquela pele que recobre a glande, tornando a exteriorização da cabeça do pênis muito mais complicada, especialmente quando ele está em ereção.

Nesse caso, se mesmo com o excesso de pele não existe nenhum tipo de resistência para a entrada e saída da glande, não é fimose. Possivelmente, o pênis ainda vai crescer um pouco mais e essa pele se ajustará melhor.

Se for algo que esteja atrapalhando ou gerando incômodo, é recomendado conversar com um urologista para discutir uma eventual redução desse excesso de pele.   

Dá para resolver fimose sem cirurgia?

Dependendo do grau da fimose e da idade do menino, sim. Existem algumas manobras – como massagens – que podem ser feitas com certos tipos de pomada para tentar liberar o prepúcio que recobre a glande. 

Confira:

Entretanto, se o garoto for um pouco mais velho e tiver um quadro de fimose em estágio mais avançado, a recomendação é procurar um urologista para uma avaliação e possível cirurgia, um procedimento bem simples e rápido. 

Quais os benefícios da cirurgia de fimose?

Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação; entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéficaConfira alguns benefícios:

pênis pele fimose tira dúvidas

Leia também

Acho que meu pênis diminuiu de tamanho; isso é possível?


Fumar pode interferir no tamanho do pênis?


Masturbação pós-cirurgia de fimose: pode ou não?


4 curiosidades sobre o pênis