Seguidor quer saber se a baixa quantidade de pelos corporais pode indicar algum tipo de doença
Milena Alvarez Publicado em 23/11/2022, às 09h00
“Doutor, tenho 20 anos, poucos pelos no corpo, bigode bem fino e quase nada nas axilas. Será que tenho algum problema?”
Possivelmente, essas são apenas características próprias da pessoa. Existem homens que apresentam mais pelos e outros que têm uma quantidade bem menor. Essas variações podem acontecer de indivíduo para indivíduo e são, na grande maioria das vezes, marcadas pela carga genética.
Em algumas situações, que são muito mais raras, pode ocorrer um desequilíbrio hormonal que leva ao surgimento de menos pelos no rosto e no corpo. Nesses casos, um endocrinologista ou outro profissional de saúde pode solicitar alguns exames para saber exatamente o que está acontecendo.
Começar a ter pelos na região pubiana sinaliza que o menino ou a menina pode estar entrando na puberdade, período de mudanças corporais que acontece na transição da infância para a adolescência.
Em geral, essas alterações começam gradualmente. Nas meninas, elas ocorrem a partir dos oito até os 11 anos; já nos meninos, normalmente, vão dos nove até os 13 anos.
Quando as alterações iniciam muito antes disso, é considerado que há uma puberdade precoce e, nesses casos, é importante procurar um médico para avaliar e, eventualmente, intervir nas causas do problema.
Confira:
Ao longo da formação da espécie humana fomos perdendo os pelos de quase todo o corpo, ficando apenas concentrados nas axilas e na região genital.
A existência dos pelos na região da vagina e do pênis não é por acaso, eles estão ali por um motivo: redução de atrito. Na hora da relação sexual, os pelos fazem uma espécie de acolchoamento e proteção, impedindo um contato direto com a área da púbis. Além disso, os pelos protegem a vagina da entrada de micro-organismos.
Depilação íntima total: 3 riscos dessa prática
Como faço para a minha barba crescer, posso tomar hormônio?
Homens: especialistas dão dicas de como ter pele e barba saudáveis
Masturbação pode diminuir o crescimento da barba?