Redação Publicado em 25/04/2022, às 09h00
“Doutor, tive a minha primeira relação com meu namorado e ocorreu sangramento. Só que a gente tentou outras vezes, e continua sangrando, menos do que da primeira vez, mas continua. O que eu posso fazer?”
Esse sangramento, provavelmente, indica que ocorreu a ruptura do hímen durante a primeira relação sexual.
Já a manutenção desse sangramento nas relações seguintes pode acontecer por dois motivos:
Isso normalmente passa. Caso o sangramento continue, for muito intenso ou trazer incômodo, é importante procurar a avaliação de um ginecologista.
Confira:
Além de todas essas possíveis razões para o sangramento, existem ainda outras alternativas que podem explicar o problema. Uma delas é a falta de lubrificação e de dilatação, que podem gerar atrito e machucar a parede interna da vagina.
Neste caso, vale caprichar mais nas preliminares ou investir em lubrificantes à base de água para aumentar a lubrificação. Assim, a vagina vai dilatar mais, lubrificar melhor e terá menor probabilidade de dor e desconforto.
A segunda possível explicação para o sangramento é a alergia ao látex do preservativo. A reação ao material pode provocar irritação e, consequentemente, causar sangramento e desconforto. De qualquer forma, o ideal é procurar ajuda médica para investigar o que pode estar acontecendo.