Redação Publicado em 29/05/2021, às 09h00
Doutor, toda vez que eu transo sangra. O que eu posso fazer?
O melhor caminho para resolver essa situação é consultar um ginecologista. Não é normal a mulher sangrar toda vez que ela tem relação sexual com o parceiro ou parceira.
Às vezes, por conta do rompimento do hímen, a mulher pode sangrar nas primeiras experiências sexuais. Porém, se esse sangramento se mantiver, é muito importante procurar um ginecologista para investigar o que pode estar acontecendo.
Muitas situações podem estar por trás do sangramento: o hímen não foi totalmente rompido, a mulher tem alguma lesão ou inflamação na mucosa do revestimento interno da vagina ou do colo do útero. Todas essas possibilidades podem ser a causa do sangue após o sexo e precisam ser avaliadas por um especialista.
Caso a mulher seja mais velha e comece a ter um sangramento toda vez que ela transa, isso também chama a atenção e necessita de uma investigação.
Assim como nas mais jovens, existem diversas possibilidades que podem estar causando o problema, como processos inflamatórios, infecciosos e, até mesmo uma lesão que pode estar se transformando em um tumor. Por isso é muito importante procurar um ginecologista e fazer a avaliação o mais rápido possível.
Confira:
Além de todas essas possíveis razões para o sangramento, existem ainda outras alternativas que podem explicar o problema. Uma delas é a falta de lubrificação e de dilatação, que podem gerar atrito e machucar a parede interna da vagina.
Neste caso, vale caprichar mais nas preliminares ou investir em lubrificantes à base de água para aumentar a lubrificação. Assim, a vagina vai dilatar mais, lubrificar melhor e terá menor probabilidade de dor e desconforto.
A segunda possível explicação para o sangramento é a alergia ao látex do preservativo. A reação ao material pode provocar irritação e, consequentemente, causar sangramento e desconforto. De qualquer forma, o ideal é procurar ajuda médica para investigar o que pode estar acontecendo.