Seguidor conta que a condição atrapalha diretamente a sua capacidade de foco e de concentração no trabalho
Redação Publicado em 09/05/2022, às 09h00
“Doutor, tenho TDAH e muita dificuldade para focar no trabalho. O que eu posso fazer?”
O TDAH é a sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma condição que afeta, em sua grande maioria, crianças, mas também pode persistir ao longo da vida adulta.
Ter um acompanhamento profissional – com terapia e medicamentos – é muito importante para que a pessoa diagnosticada com o transtorno consiga organizar melhor o seu dia, impedindo que isso impacte as suas condições de trabalho.
Além do acompanhamento médico, algumas dicas podem ajudar:
Confira:
É comum as pessoas associarem o TDAH a crianças e a jovens, faixas de idade em que as manifestações talvez sejam mais evidentes (agitação psicomotora, inquietação, dificuldade em manter atenção na sala de aula, agressividade, entre outros).
Entretanto, os adultos também podem apresentar sintomas do transtorno, sendo que muitos nunca passaram por uma avaliação na infância ou na adolescência, o que dificulta o diagnóstico na vida adulta.
A Organização Mundial de Saúde estima que o TDAH afete 4% da população adulta mundial e que dois terços das crianças com o transtorno continuam a apresentar os sintomas depois que crescem. No Brasil, a estimativa é de que haja 2 milhões de adultos acometidos.
Entre os sintomas mais comuns em adultos estão:
TDAH na meia idade? Saiba como lidar melhor com isso
Confira 5 dicas para manter o foco durante o dia
Exercícios de yoga e de respiração podem ajudar crianças com TDAH
Saiba o que um quarto bagunçado pode dizer sobre você