Redação Publicado em 07/03/2022, às 09h00
“Doutor, tenho muita vergonha de ir para a academia e comentarem que estou muito magro ou fraco. O que eu faço?”
Muitas pessoas, apesar do estímulo que a academia traz, se sentem envergonhadas de frequentar esse ambiente e realizar os exercícios por receio relacionados ao corpo, à autoestima ou por acreditarem que os outros ficam avaliando suas ações.
Mas existem algumas dicas que podem ajudar a diminuir essa vergonha sem deixar de frequentar a academia:
Caso a vergonha e a ansiedade apareçam na academia durante o treino, respire fundo! Tente se concentrar no que está fazendo e prestar menos atenção ao redor.
Racionalize e pense: será que preciso me preocupar mesmo com o que os outros pensarão sobre o meu corpo ou desempenho? Muitas vezes, aumentamos essa preocupação de uma forma desnecessária.
Confira:
Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde com o principal objetivo de conscientizar sobre a importância de incorporar os exercícios físicos no dia a dia, são inúmeros os benefícios de se manter ativo:
Além disso, quando uma pessoa desenvolve o hábito de praticar atividades físicas, tem mais chances de manter a prática ao longo da vida e, consequentemente, viver melhor e de forma mais saudável.