Redação Publicado em 02/11/2021, às 09h00
“Doutor, minha namorada sente muita dor na penetração. Ela tem só 1,46 m de altura e eu tenho 1,80 m. Isso pode interferir em algo?”
Apesar de ser uma diferença grande de altura – mais de 30 centímetros –, isso não significa que esta é a causa do desconforto na relação sexual. Existem muitos casais com estaturas bem distintas e, mesmo assim, não encontram nenhum problema na penetração.
A dor na penetração está muito mais relacionada com uma dificuldade da mulher de relaxar e, consequentemente, de ter uma boa dilatação e lubrificação vaginal. Em geral, esse fenômeno acontece quando ela está mais tensa, não se sente confortável, segura ou com intimidade suficiente na hora do sexo.
Todas essas situações podem dificultar a resposta sexual da mulher, gerando uma dilatação inadequada, uma lubrificação que deixa a desejar e, como resultado, ela sente desconforto na hora da relação sexual.
Portanto, muito mais do que a diferença de estatura, a dor durante a penetração provavelmente está diretamente relacionada com a interação entre o casal e o momento que estão juntos.
Confira:
Em situações como essa, a principal recomendação é conversar com a parceira para ela ficar mais tranquila, caprichar nas preliminares e só partir para a penetração quando a mulher estiver se sentindo bem confortável.
Os lubrificantes à base de água podem ajudar e devem ser utilizados junto com a camisinha. Em casos muito raros, a alergia ao preservativo também pode provocar ardência e desconforto no momento da relação sexual. Mas, nesse caso, parece que a dor está muito mais ligada com a falta de dilatação e de lubrificação da vagina.