Ter tireoidite pode diminuir o desejo sexual?

Leitora pergunta se quem enfrenta a condição também pode ter uma diminuição da libido

Redação Publicado em 09/07/2021, às 09h00

A tireoide é uma glândula responsável por regular a função de órgãos importantes, como o coração e os rins - iStock

Doutor, a tireoidite pode diminuir a libido?

A tireoidite é uma inflamação que acontece na tireoide, uma glândula responsável por regular a função de órgãos importantes, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, além de garantir o equilíbrio do organismo. 

A condição pode se manifestar de diversas formas, sendo uma das principais a chamada tireoidite de hashimoto, caracterizada como uma doença autoimune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra a própria tireoide, provocando um processo inflamatório que pode levar à diminuição da função dessa glândula.

Confira:

A importância do funcionamento da tireoide

Muitas vezes, quando há uma diminuição da função da tireoide, ela passa a produzir menos hormônios tireoidianos – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) –,  sendo que ambos estão envolvidos em uma série de processos do corpo humano, inclusive na sensação de prazer, de libido e bem-estar psicológico.

Dessa forma, as pessoas que estão enfrentando a tireoidite e têm uma diminuição importante dos hormônios tireoidianos podem desenvolver depressão, cansaço, desânimo e perda do interesse sexual. 

Com todo esse contexto, o melhor a se fazer é buscar ajuda médica, de preferência endocrinologistas, para minimizar esse impacto e tratar a tireoidite.        

libido tira dúvidas tireoide

Leia também

Gretchen diz que sexo na maturidade “é o melhor”; como manter a libido?


Tem algum jeito de melhorar a libido?


Mulheres 35+: o que ajuda ou atrapalha o desejo sexual?


Retirei o útero aos 35 anos e perdi a libido. O que fazer?