Terminei meu namoro e estou mal; o que eu faço?

Leitor quer saber quais são as melhores dicas para lidar com o fim de seu um relacionamento

Redação Publicado em 13/07/2021, às 09h00

É importante não forçar uma conversa com o (a) ex e também respeitar o tempo da outra pessoa - iStock

Doutor, estou muito mal com o final de um namoro. O que eu posso fazer?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para resolver essa situação. A dor que chega junto do final de um relacionamento tem o seu tempo e a pessoa precisa superá-lo. Mesmo assim, existem algumas dicas que podem ajudar. Veja só: 

Tudo bem não estar bem

Primeiramente, quem acabou de enfrentar um término de relacionamento não precisa fingir que está bem. Se a pessoa está mal ou se sentindo triste, é fundamental assumir esse sentimento, assim fica mais fácil de lidar com o fim da relação. 

Não se prenda ao passado

Não é necessário ficar remoendo, revendo fotografias, músicas e momentos em que o casal esteve junto, isso só aumentará mais o sofrimento. Tenha paciência, dê um tempo para si e entenda que tudo irá melhorar.  

Sem forçar uma conversa

Não pressione o ex-namorado ou a ex-namorada para ter uma conversa ou voltarem a ficar amigos. Para que isso aconteça, também é preciso um tempo e, da mesma forma, é importante que haja respeito pelo tempo da outra pessoa. 

Confira:

Dê um tempo das redes sociais 

Afaste-se por um período das redes sociais. Assim fica mais fácil evitar aquela tentação de investigar tudo o que está acontecendo na vida da outra pessoa - o que, consequentemente, pode acabar piorando as coisas.

Cuidado com o álcool 

Muitas pessoas recorrem às bebidas alcoólicas como uma forma de compensar a tristeza provocada pelo fim do relacionamento. Entretanto, beber demais pode acabar agravando alguns comportamentos. 

Busque ajuda 

Se estiver muito difícil superar o término de um relacionamento só, não hesite em procurar ajuda, seja de um amigo, da rede de apoio ou, até mesmo, da terapia. 

             

casal tira dúvidas fim de relacionamento

Leia também

Não namoro há mais de três anos; será que é normal?


Relacionamentos com muita diferença de idade podem dar certo?


Não consigo largar os aplicativos de relacionamento, e agora?


Não monogamia: entenda o conceito e as formas de relação