Redação Publicado em 29/10/2021, às 09h00
“Doutor, tomo anticoncepcional desde os 15 anos, poucas vezes consegui chegar ao orgasmo. Isso acontece pela minha baixa libido?”
Infelizmente, não dá para a gente saber se essa dificuldade para chegar ao orgasmo está relacionada com a libido ou não.
Vale lembrar que a libido é a motivação e desejo que uma pessoa tem de fazer sexo. Muitas vezes, a libido está alta, existe um desejo sexual bem forte e, mesmo assim, há dificuldades para chegar ao orgasmo.
Além disso, para algumas mulheres, certos tipos de pílulas anticoncepcionais podem impactar a libido. Se for esse o caso, é importante conversar com um ginecologista para que, eventualmente, seja feita a troca do método contraceptivo.
Confira:
Sim! Isso porque, às vezes, quando a mulher tem um desejo sexual muito baixo, ela não se estimula, não tem vontade de fazer sexo ou se masturbar e, realmente, acaba sendo menos provável que o orgasmo aconteça.
Porém, se ela tem libido, usa pílula anticoncepcional e mesmo assim não chega ao orgasmo, possivelmente é uma dificuldade própria de disparar o gatilho do orgasmo.
Assim, é importante tentar se conhecer melhor, ter mais intimidade com si mesma e com o parceiro para ficar mais tranquila na hora do sexo. Se estiver muito difícil, o ideal é procurar um profissional de saúde mental para conversar sobre o que pode ser feito.