“Doutor, meu médico disse que eu tenho um transtorno de impulso, o que é isso?”
Em primeiro lugar, é importante lembrar que ter um impulso ou desejo repentino de fazer algo, bem como, em algumas situações, agir de forma impulsiva, é uma característica normal. Porém, em outros casos, o indivíduo desenvolve o chamado Transtornos de Controle de Impulso (TCI), tendo dificuldade em controlar determinadas emoções ou comportamentos.
Vale lembrar que esse descontrole dos impulsos está presente ou tem relação com algumas síndromes, como bulimia e abuso de substâncias. As pessoas que sofrem com isso podem ter a qualidade de vida afetada, mas existem formas de gerenciar os sintomas, de abordagens de terapia a antidepressivos e estabilizadores de humor.
Nesse caso, a recomendação é procurar um psquiatra, relatar os sintomas e dificuldades para que, juntos, possam traçar o melhor caminho de tratamento para a condição.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) reconhece cinco tipos de transtorno de controle de impulso:
TOD é comumente um transtorno de comportamento infantil que inclui humor irritável, raivoso, vingativo e atitudes argumentativas/desafiadoras. Aqueles com essa condição acham difícil controlar emoções e comportamentos. Pessoas com o transtorno geralmente começam a apresentar sintomas entre cinco e dez anos, podendo desaparecer à medida que envelhecem.
Para receber o diagnóstico, a criança deve apresentar os sintomas por, pelo menos, seis meses, sendo que os sinais podem estar confinados a um ambiente (predominantemente em casa). Esses comportamentos ocorrem durante a interação com outra pessoa.
Confira:
TEI é definido como a falta de capacidade para controlar impulsos agressivos, com explosões de raiva e violência, desproporcionais com a situação em questão. É comum que o indivíduo se sinta culpado, envergonhado e arrependido após a explosão.
Esse transtorno é definido como uma violação persistente e repetitiva das principais normas sociais e dos direitos básicos. Alguns sintomas são: agressão a pessoas e a animais, destruição de propriedade, forçar outra pessoa a fazer algo, roubo e violações graves de regras. Pessoas com essa condição tendem a ser conhecidas como rebeldes, desobedientes e agressivas, sendo mais propensas a terem Transtorno Hiperativo de Déficit de Atenção (TDAH), transtornos de humor e distúrbios do desenvolvimento.
Piromania é uma rara desordem de controle de impulso em que as pessoas ficam fascinadas pelo fogo, apresentando compulsão para incendiar as coisas. Essa é uma condição mais comum em adolescentes e adultos, acometendo com mais frequência os homens.
A cleptomania é definida como impulsos recorrentes para roubar objetos e tomar posse de coisas. Há uma tensão maior antes de cometer o roubo e alívio depois do ato. A condição pode apresentar-se em qualquer idade, afetando mais as mulheres.
Milena Alvarez
Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez