Doutor, tudo bem beber um pouquinho para deixar a gente mais soltinho e conseguir chegar mais fácil nos outros na balada?
Toda vez que a gente usa o álcool para obter algum efeito, por exemplo reduzir a ansiedade, ou ficar mais “soltinho” para poder chegar nos outros com mais facilidade na balada, estamos associando o consumo de álcool a um ganho comportamental.
Isso pode trazer riscos, sim! Ao fazer essa associação, a pessoa pode passar a depender do álcool todas as vezes que quiser “chegar” em alguém.
Além disso, esse consumo pode ir aumentando aos poucos e aquilo que você procura, que é esse efeito de ficar mais tranquilo, mais relaxado, à medida que você bebe mais álcool em um curto intervalo de tempo esse efeito pode ser perdido e você ficar sonolento, confuso, ter atitudes às vezes agressivas ou violentas. E isso tudo só prejudica o seu contato com outras pessoas.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr