Doutor, um cara não para de me perseguir pelas redes sociais depois que a gente ficou uma única vez. Que providências eu devo tomar?
Muita gente tem dificuldade de enxergar o limite do outro, ou seja, vocês ficaram uma única vez, você já deixou claro que você não quer ficar mais com ele, ou tem deixado claro com as suas atitudes ou com aquilo que você diz para ele. Mesmo assim, ele insiste em ir atrás de você pelas redes sociais.
Em muitos casos esse comportamento pode ficar até obsessivo, a pessoa não para de te importunar nas redes sociais, o que pode até configurar uma situação que a gente chama de “stalking”, ou perseguição. Existe uma lei desde 2021 que pune essas pessoas que perseguem, que invadem, que atrapalham a vida do outro, com penas que podem variar de 6 meses a 2 anos, então é importante que você deixe o limite claro. Tente bloquear o acesso que ele tem a você e se isso não funcionar, procure acionar uma medida legal, um advogado, enfim, alguém que possa te ajudar.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr