Redação Publicado em 04/12/2022, às 11h00
“Doutor, a minha namorada e eu estamos juntos há dois anos e nunca fizemos sexo. Recentemente, tivemos a ideia de tentar, mas estamos inseguros porque ela não toma pílula e a gente só usaria camisinha. Corremos muito risco?”
Se o casal usar a camisinha de forma correta desde o início da relação sexual e retirar o preservativo assim que acontecer a ejaculação, não existem maiores riscos. As chances do método falhar são pequenas se todos os procedimentos forem feitos de maneira correta.
Eventualmente, se acontecer algum acidente de percurso, a pílula do dia seguinte pode ser uma opção – mas, de preferência, deve ser usada sob orientação médica. Mas, claro, utilizar o anticoncepcional junto com a camisinha oferece uma proteção maior.
Portanto, se o casal deseja ficar mais tranquilo e ter uma vida sexual regular, talvez seja uma boa ideia conversar com um ginecologista sobre os métodos contraceptivos disponíveis que podem atuar em conjunto com a camisinha.
Não tem muito mistério, o ideal é seguir as orientações básicas, ou seja:
Uma possibilidade é o casal treinar a colocação da camisinha fora da relação sexual, o que pode ser até divertido. Por exemplo, os dois podem “brincar” colocando em uma banana ou em um pepino. Ou ainda o homem pode tentar colocar o preservativo quando está sozinho se masturbando, momento em que ele provavelmente ficará menos tenso e ansioso. Assim, na "hora H", o casal terá mais habilidade com essa questão.
Confira:
Do ponto de vista prático, o que acaba acontecendo é o seguinte: o homem coloca a camisinha antes do início da penetração, começa o ato, ejacula e, logo após a ejaculação, ele retira o pênis de dentro da vagina. Só depois e longe da vagina é que ele tira a camisinha e joga fora.
Se o homem colocar a camisinha corretamente, tiver uma relação sexual tranquila, ejacular e, assim que ejaculação acontecer, ele retira a camisinha, não tem problema nenhum. O que não pode é ejacular, ficar “namorando”, deixar o pênis amolecer e a camisinha soltar, elevando as chances de o esperma vazar.
A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficazes e o único que, além de prevenir a gravidez indesejada, evita as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Por isso, é importante saber usá-la da forma correta para evitar acidentes. Conheça 10 erros comuns ao se usar o preservativo masculino e proteja-se de problemas nas próximas oportunidades:
Vale lembrar que é preciso tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto a camisinha é desenrolada sobre o pênis.
E um lembrete para quem é precavido demais: usar duas camisinhas ao mesmo tempo pode aumentar o risco de rompimentos, por isso, não é recomendável. Por fim, vale lembrar que a camisinha feminina é outra alternativa para o sexo seguro.