Usei camisinha, mas estou com corrimento e bolinhas que ardem

Seguidora questiona qual a possível causa desses sintomas, já que ela usou preservativo

Dr. Jairo Bouer Publicado em 28/08/2023, às 18h00

Ela conta que está com sintomas, apesar de ter usado preservativo na relação sexual - iStock

Doutor, tive minha primeira relação com proteção, mas mesmo assim apareceu um corrimento meio esverdeado alguns dias depois e umas bolinhas que ardem bastante. O que pode ser?

Mesmo usando a camisinha, que é um método altamente eficaz para prevenir as infecções transmitidas pelo sexo (ISTs), o próprio ato sexual pode provocar alterações na mucosa vaginal, ou seja, o revestimento interno da vagina.

Eventualmente, pequenos sangramentos e uma alteração do PH vaginal podem favorecer a proliferação de alguns micro-organismos que já habitam normalmente a vagina, e isso pode levar a uma infecção, inclusive ao corrimento.

Além disso, o trauma local produzido pela relação sexual pode provocar uma certa queda de imunidade nas barreiras de proteção da vagina, o que pode levar, por exemplo, ao aparecimento de herpes genital, se você já teve contato com esse vírus.

Portanto, o que eu acho mais importante nesse caso que você nos conta é que, apesar de ter usado camisinha, você deve procurar o ginecologista para que ele faça uma avaliação e sugira o tratamento mais adequado.

sexo camisinha corrimento IST bolinhas

Leia também

Higiene íntima: entenda como o pH protege a vulva e a vagina


Usar dois preservativos ao mesmo tempo aumenta a segurança?


Confira 10 dicas para evitar corrimentos vaginais


Herpes genital e estresse: tem alguma relação?