Uso apps de relacionamento e estou estressado; o que fazer?

Leitor conta que usar o tempo todo esse tipo de aplicativo tem aumentado seu nível de estresse

Redação Publicado em 11/06/2021, às 09h00

Como qualquer coisa na vida, exagerar no uso de apps de relacionamento pode fazer mal - iStock

Doutor, estou meio estressado de ficar usando aplicativos de encontro o tempo todo. O que eu faço? 

Essa é uma dúvida curiosa. Como qualquer coisa na vida, o exagero pode fazer mal e a pessoa acaba ficando ansiosa, dependente e se sentindo meio “viciada” em um determinado padrão de comportamento. 

No caso do uso de aplicativos de encontro não é diferente. Tem muita gente que começa a usar um, dois, três apps distintos, todos ao mesmo tempo, na tentativa de encontrar alguém. Entretanto, nem sempre a busca é proporcional ao resultado.

Assim, a pessoa passa dias ou semanas tentando achar alguém bacana e não consegue. Essa situação, por si só, já causa um desgaste e um certo estresse emocional. Além disso, essa sensação de receber muitos “nãos” é algo que não faz bem para a autoestima.

Confira:

A dinâmica mudou

Antigamente, por exemplo, quando a pessoa ia para uma festa, fazia algumas investidas com pessoas diferentes e, se não conseguisse nada, voltava para casa e “vida que segue”. Porém, com a chegada dos aplicativos, muitas vezes, em um único dia a pessoa recebe vários “nãos”, proporcionalmente ao tempo que ela fica conectada à plataforma. 

Dessa maneira, como tudo na vida, é fundamental moderar no uso dos aplicativos de relacionamento, caso contrário, o que era para ser uma diversão, pode acabar se tornando uma espécie de sofrimento. 

          

estresse tira dúvidas aplicativo de relacionamento

Leia também

Está com burnout de aplicativos de relacionamento? Veja o que fazer


Quando entro nos aplicativos de namoro eu fico para baixo. Tem solução?


Estudos mostram que apps de namoro podem piorar autoestima e humor


O que mudou para o amor e o sexo na era digital?