É verdade que existe relação entre o uso frequente de maconha e a fertilidade masculina?
Alguns estudos sugerem que existe uma correlação entre o uso frequente de quantidades maiores de maconha com uma piora da função testicular. Com isso, pode haver uma diminuição da contagem de espermatozoides no sêmen e também da viabilidade desses espermatozoides. Essa combinação poderia impactar a fertilidade masculina.
Alguns estudos também sugerem uma correlação entre o uso mais frequente ou mais pesado de maconha e o maior risco de alguns tumores de testículo, embora esses trabalhos não sejam tão conclusivos.
Portanto, se você faz uso pesado de maconha seria importante procurar um urologista para avaliar sua função testicular. E se você está tentando ter filhos e não está conseguindo, seria importante repensar esse uso de maconha, além de refletir sobre outros fatores que podem interferir na fertilidade, como o uso de cigarro e obesidade.
Se você tem dúvidas ou comentários, envie pelo site doutorjairo.com.br ou para o meu Instagram (@jairoboueroficial)
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr