Doutor Jairo
Ouça » Saúde mental

Uso de substâncias às vezes é tentativa de lidar com TDAH

Pessoas com TDAH podem ter maior risco de usar substâncias psicoativas - iStock
Pessoas com TDAH podem ter maior risco de usar substâncias psicoativas - iStock

Doutor, uso maconha todo dia e achei que era por causa da minha ansiedade. Fui no médico, mas ele está desconfiado que eu tenho TDAH. É possível esse diagnóstico na idade adulta?

Sim, para começar é possível, sim, o diagnóstico de TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) na idade adulta. O que acontece é que, muitas vezes, a pessoa já enfrentava os sintomas, só que não foi diagnosticada, e aí acaba percebendo as dificuldades quando está um pouquinho mais velho, na idade adulta.

O que é importante? Possivelmente o médico vai pedir para que você fique um tempo sem maconha, para ele poder avaliar realmente o que você está sentindo.  

Mas se você teve dificuldade de acabar a faculdade, se você teve dificuldade, ou se você tem dificuldade de começar uma tarefa e terminar, se você procrastina e se você, às vezes, fica ansioso com essa dificuldade de manter o foco, tudo isso pode falar a favor de um transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

A agitação psicomotora é mais comum no TDAH de crianças e jovens, mas mesmo alguns adultos podem enfrentar essa questão, além, claro, da impulsividade e do maior risco de uso de substâncias, como a maconha.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr