A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns no Brasil, podendo elevar o risco de infarto e de um acidente vascular cerebral, o derrame. É muito importante fazer os controles periódicos, ou seja, as medidas frequentes da pressão arterial.
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial de 2020, apenas 20% dos brasileiros fazem o controle da pressão arterial. Já um levantamento mais recente da Organização Mundial da Saúde revela um cenário um pouco melhor e diz que 33% estão fazendo esse controle periódico.
O correto é fazer as medições de pressão sempre sentado, com braço relaxado e apoiado em uma superfície, elevado à altura do coração, com a palma da mão para cima. A pessoa não pode medir a pressão depois de ter se alimentado ou feito atividade física, e nem com a bexiga cheia. Procure ficar tranquilo no momento da aferição.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr