Ribeirão Pires inova com "linguagem jovem" para incentivar vacinação

Prefeitura da cidade do ABC Paulista aposta em memes para conscientizar a população sobre a vacina contra Covid-19

Victor Rodrigues Publicado em 20/07/2021, às 14h18

Um dos memes usa a foto do cantor Nando Reis com o título "vaciNando" - Reprodução/Instagram

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, cidade localizada no ABC Paulista, está inovando na comunicação institucional a fim de incentivar a população jovem a se vacinar contra a Covid-19. A estratégia utilizada nos últimos dias vem sendo o uso de memes divulgados em postagens nas redes sociais.

A primeira postagem a viralizar foi na última terça-feira (13), quando a Prefeitura fez uma brincadeira com a palavra "vacina" e suas derivações.

Entre os trocadilhos usados estão “VaciNey”, em referência a Neymar e uma montagem com a foto do jogador como se estivesse recebendo a dose, e "VaciNando”, em referência a Nando Reis, com a foto do cantor também como se estivesse recebendo a dose da vacina. Outro cantor que entrou na brincadeira foi Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, que aparece com a palavra “VacinaDinho”.

 

A inovação da comunicação não parou por aí. Em outra publicação, aparece a personagem Rochelle, da série "Todo Mundo Odeia o Chris", conhecida por não ter muita paciência, dando uma bronca em um rapaz que quer escolher a marca da vacina.

O post mostra o jovem perguntando: “Gostaria de saber qual vacina está aplicando em Ribeirão?”, e em seguida ela responde, já com um rolo de macarrão nas mãos: “Tá aplicando a que tem!”.

 

A cidade vem colhendo frutos com as medidas adotadas para aproximar o público da campanha de vacinação e já é a terceira que mais vacinou em todo ABC Paulista, com 90 mil doses aplicadas e 53,19% da população já vacinada ao menos com a primeira dose.

Que esse modelo de comunicação seja referência para outras cidades usarem em temas de conscientização e saúde pública.

vacinação Covid-19 pandemia

Leia também

Vacina traz esperança para o fim da pandemia do HIV; entenda


Capital sul-coreana proíbe música agitada em academias para prevenir Covid


Por que, mesmo vacinada, Ana Maria Braga teve Covid?


Mulheres vacinadas contra Covid devem esperar para fazer mamografia